Para começar a entender que tipo de material deve ser este, primeiro precisamos definir o que é merchandising. Podemos dizer que merchandising é um dos braços do marketing, responsável por passar informação ao consumidor ao mesmo tempo que destaca o produto no ponto-de-venda, aumentando a sua rotatividade. É uma ferramenta para alavancar vendas, seja em lançamento de produtos, posicionamento estratégico como venda casada (cross-selling) ou promoções.

Desta forma, podemos afirmar que toda ação feita no ponto-de-venda é um tipo de merchandising, pois irá de qualquer forma chamar a atenção para o produto, seja passando informações sobre suas características, qualidades ou usos, bem como para preço e promoções. Vale ressaltar que o merchandising pode ser feito fora do ponto-de-venda, quando associa a marca ou o produto a eventos, nomes famosos ou algum tipo de ação que tenha alguma relação com o uso do produto.

No ponto-de-venda podem ser usadas inúmeras estratégias para capturar a atenção do consumidor e algumas, mais práticas e de incontestável eficiência, passaram a ser material indispensável para promover o destaque dos produtos ao mesmo tempo que fazem a “demarcação de território” onde o consumidor poderá facilmente achar uma determinada marca.

clipstrip presilha

Clipstrip - Pimenta Brasil

Clip Strips

Entre estes materiais destacam-se os Clip-Strips (fita cross, merchandising strips), que são fitas, normalmente feitas de plástico resistente, com vários ganchos onde são pendurados os produtos. Estas fitas são então fixadas nas gôndolas em frente aos produtos similares da marca ou próximas a outros produtos que tenham algum tipo de relação, promovendo compras inconscientes e aumentando a venda de ambos os produtos. Esta última forma de posicionamento é conhecida como cross-selling. Um posicionamento muito comum dos clip-strips é nos check-out das lojas, seja nos corredores de saída ou no próprio caixa, onde muitas vezes o consumidor acaba adquirindo algum produto que havia esquecido durante as suas compras na loja. Chamamos o clip-strip de “vendedor silencioso”, pois sendo pendurado na altura dos olhos, praticamente entrega o produto nas mãos do consumidor. A maioria das empresas opta por complementar o clip-strip com uma testeira que destaca a marca e leva informações ao consumidor.  

habgtabs pimenta brasil

Hang Tab - Pimenta Brasil

Hang Tabs

Para complementar a ação dos clip-strips existem os Hang Tabs, que foram inventados pela Do-It Corp dos Estados Unidos e distribuída no Brasil pela Pimenta Brasil, que são etiquetas plásticas, com adesivo em uma borda enquanto a outra tem furos tipo gancho, redondo ou em formato de triângulo, servindo para serem aplicados em produtos cuja embalagem não tenha ou não permita uma furação para que sejam pendurados nos clip-strips ou em gancheiras. Os Hang tabs tem exatamente a função de serem a extensão do produto para uma comunicação aérea. Com os Hang Tabs pode-se levar a destaque produtos que anteriormente eram limitados a dividir espaço com os concorrentes nas gôndolas. 

Faixas e Forração de Gôndola

Outro material de grande destaque é a Faixa de gôndola, feita normalmente de plástico, além de ter a função de segurar levemente o produto na borda da gôndola, também pode trazer informações da marca ou do produto, como o logotipo, imagens de uso, entre outros. as faixas de gôndola também marcam o espaço ocupado pelo produto em determinado corredor.

Um material muito importante no destaque de ilhas e espaços especiais de destaque dos produtos é a Forração. Normalmente produzidas em bobinas plásticas, a forração serve de vestimenta para as áreas reservadas aos produtos fora das gôndolas, trazendo impressos logotipos, imagens relacionadas à marca ou à campanha que está sendo colocada em campo.

Wobbler-pimenta-brasil

Wobbler promoção - Pimenta Brasil

Stopper e Wobbler

Outros dois materiais muito utilizados e de função similar são o Stopper e o Wobbler, sendo os dois usados para captar a atenção do consumidor quando este passa próximo ao produto. O stopper fica normalmente fixado perpendicular à gôndola, trazendo imagens do produto ou de promoções em ambos os lados, podendo ser visualizado pelo consumidor em ambos os sentidos do corredor, já o wobbler fica preso à gôndola por uma haste e seu corpo fica balançando, chamando a atenção do consumidor para o produto que está sendo destacado.

Hiperpresilhas - fixaplac - fixaplaca - Pimenta Brasil

Hiperpresilha - Pimenta Brasil

Hiperpresilhas

Para complementar o uso dos dois materiais acima, a Pimenta Brasil também fornece as Hiperpresilhas que são presilhas plásticas com uma fita adesiva na parte inferior, sendo que na parte superior é fabricada com múltiplas linguetas que prendem o material que é inserido entre elas de forma bem resistente. As hiperpresilhas podem ser coladas nas gôndolas e segurar os stoppers ou wobblers, que por sua vez podem ser trocados de acordo com as necessidades da promoção ou produto, enquanto as hiperpresilhas podem permanecer no lugar por muito tempo.

Muito importantes no visual merchandising, além dos citados acima, existem muitos outros materiais para ponto-de-venda produzidos em diversos materiais e formatos, sendo posicionados em pontos estratégicos das lojas para destacar e aumentar a exposição dos produtos, despertando o interesse do consumidor nos produtos do trade marketing. Utilizados de diversas maneiras, trazem muitos benefícios, tanto para a marca quanto para as lojas, promovendo e aumentando a visibilidade dos produtos.

Sobre a empresa
  • Pimenta Brasil Comunicações e Comércio de Plásticos LTDA
  • CNPJ 05.765.903/0001-87

Made with ‌

Easy Website Builder